Tasso Alves Moreira: “O valor do esporte na construção do homem”
Filho de uma tradicional família campograndense, Tasso Alves Moreira nasceu no ano de 2003, estudou nos melhores colégio do bairro e sonhou com o futebol, mas aconteceu no Tênis.
Não importou a modalidade, mas o que o esporte significaria a nível de cultura geral, oportunidades, ensinamentos, estilo de vida.
A dedicação ao esporte teve um preço… não teve tempo para as baladas, nem para as irreverências, inconsequências e aventuras próprias dos adolescentes, mas lhe deu segurança, conhecimentos e aprendizados, que lhe acrescentaram os reais valores sociais.
Após se destacar no Squash, ainda aos 11 anos, durante uma viagem familiar despretensiosa pela América do sul, assistiu muitas partidas de Tênis e resolveu deixar o Squash e se dedicar ao Tênis, que já latejava em suas veias influenciado pelo pai, Guto Bahiense, embaixador do tênis na região.
A história de Tasso Alves Moreira se confunde com a de alguns adolescentes que “fisgados” pelo esporte trocaram a irreverência e as emoções fortes próprias da idade, pelos ensinamentos recebidos nos treinos, jogos e competições, que aliados aos valores recebidos no seio familiar, nortearam a formação de seu caráter, culminado num futuro promissor, de acordo com suas origens e particularidades.
Em 2015 Tasso assistiu o Torneio de Wimbledon onde Roger Federer, segundo Tasso o maior tenista de todos os tempos, foi campeão, e se convenceu que também poderia ser um atleta de ponta. Estudou os prós e os contras junto com a família, que o apoiou mudando rotinas que permitiu o seu desenvolvimento como tenista.
Consequentemente, passou a disputar os campeonatos carioca e nacional tomando muitas porradas, que seus pais amorteciam e o incentivavam. Ganhou cerca de 10 títulos cariocas e 3 nacionais, o primeiro em 2017 e dois em 2020. Antes, em 2019, foi campeão sul-americano abrindo espaço para a disputa dos principais torneios internacionais. Seus primeiros pontos no hanking mundial foram conquistados em Lima, no Peru. A pandemia interrompeu tudo, mas a ele não; mudou seus planos, decidiu seguir pelos torneios universitários, ingressou na faculdade Ditawamba Community nos Estados Unidos, onde estuda Business e disputa o Circuito Universitário, de alto nível técnico, que o colocará outra vez na briga pelos grandes Slams.
Moral da história: “O esporte socializa e abre portas; todo atleta de ponta está preparado para qualquer desafio; quando ele se sente pronto para o esporte, já se aprontou para a vida”.
O Centro de Tênis Guto Bahiense, localizado na Estrada do Lameirão Pequeno, 791, no Rio da Prata, em Campo Grande, abriga amantes do Tênis – profissionais, amadores, veteranos, iniciantes – em uma estrutura contendo duas quadras de saibro e outra de squash. O espaço oferece cursos, treinamentos, competições, entre outras atividades sócio-esportivas.